CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Planeamento e Organização do Trabalho

Aula nº5 (29/09/08)

Esta aula foi essencialmente de discussão e de planificação dos temas propostos, com o intuito de concluir a aula anterior.

Começámos por registar as ideias que tivéramos, em resposta às questões da ficha suporte tendo em conta as actividades a realizar ao longo do ano, sobretudo no 1º Período.


(imagem tirada do istockphoto)

Selecção do problema

Conforme planeado temos então as nossas questões base que são as seguintes:

~ Quais as vantagens da medicina alternativa?

~ Será que é uma medicina que as pessoas estão a adoptar e sendo assim irá ter muita adesão num futuro próximo? Porque motivo as pessoas adoptam a medicina alternativa?

~ De que modo a Medicina Alternativa (homeoterapia, acupunctura, massoterapia e fitoterapia) pode ajudar ou mesmo substituir a medicina convencional?
~ O problema dos efeitos terapêuticos e alterações da personalidade.


Ao longo de todo o ano vamos respondendo, a par e passo, às questões apresentadas anteriormente, fazendo com que a população em estudo tenha um melhor conhecimento ao nível destas medicinas.

A nossa população em estudo são tanto as pessoas que frequentam as medicinas alternativas, de forma a sabermos várias informações (por exemplo, o porquê de ter recorrido a esta medicina, se teve sucesso, etc), como as pessoas que não frequentam ou que não conhecem.

Vamos, antes de isto, informarmo-nos de maneira a saber se estas medicinas alternativas são fiáveis e depois passar esta mensagem, apelando à sua adesão.


Escolha e formulação de problemas parcelares

Visto o enorme campo das medicinas alternativas tivemos de simplificar o estudo, optando por escolher apenas três áreas específicas. Sendo assim, escolhemos a homeopatia, a acupunctura e a massoterapia, pois foram aquelas que de entre muitas nos suscitaram maior interesse. Vamos investigar, pesquisar e analisar estes três subtemas, contando com apoio de técnicos especializados e pessoas entendidas no assunto.

Achamos que é um trabalho bastante interessante, pouco falado, e por isso temos grandes possibilidades de ter sucesso na divulgação deste tema. Esperamos alcançar as nossas expectativas no projecto, bem como contribuir para o bem-estar físico e psicológico da população.


Preparação e planeamento

Como planeamento do nosso projecto propomos uma pesquisa avançada sobre o nosso tema na biblioteca do Barreiro e na biblioteca Nacional de Lisboa e visitar clínicas ou mesmo universidades de medicina alternativa de modo a termos um contacto mais directo.

Nas universidades pretendemos, por exemplo, se for a de medicina saber o que pensam os doutores acerca das alternativas e registar a sua opinião. Comparando-a com a opinião dos que representam a medicina alternativa. Podemos até pedir a médicos homeopatas nossos conhecidos que se deixem entrevistar.



Colocámos também a hipótese de fazermos levantamentos à população através de inquéritos onde entrem perguntas como: já ouviu falar das medicinas alternativas?, conhece algumas?, acha que é uma medicina fiável?, etc.

Pensámos também em fazer entrevistas a médicos e utentes. E contamos com a colaboração de pessoas especializadas para nos ajudar nas possíveis palestras que vamos dar à comunidade escolar, como forma de os informar.

Como perspectivas futuras, gostaríamos de editar um livro ou folheto informativo como suporte final, que deixaríamos na biblioteca da escola, uma vez que esta não tem informação acerca do nosso tema.

Se tivermos tempo, achamos engraçado construir objectos terapêuticos como por exemplo orgasmotron (objecto para massajar a cabeça), objectos para massajar as costas, etc.

Assim como auxílio para a nossa organização, e antes de mais, iremos ter de efectuar uma grelha que contemple todas as tarefas a realizar por cada elemento do grupo (divisão de tarefas), bem como um calendário em que tenhamos agendadas as datas de cada actividade, e as datas de entrega dos relatórios e trabalhos.

Vamos fazer um levantamento de locais disponíveis a visitar e de profissionais especializados para nos ajudarem no nosso projecto, porque temos de começar a contactar com as pessoas para saber se estão disponíveis ou não.

Nas próximas aulas os materiais que iremos utilizar são a Internet, o computador e alguns livros para que possamos proceder à recolha da informação.

0 comentários: