CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Apresentação Final

Hoje foi o dia da nossa apresentação, à turma, do trabalho final de projecto. Podemos dizer que correu tudo muito bem e que conseguimos transmitir, de uma forma resumida, toda a sua planificação, execução e respectivas conclusões.
Ao longo do ano foi necessário termos uma grande responsabilidade, determinação, autonomia e trabalhar com autenticidade de modo a conseguirmos superar os desafios que a disciplina nos colocou para obtermos bons resultados. Consideramos que tudo isso aconteceu e, por isso, o grupo está de parabéns!
I.T.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Continuação das apresentações

Para não variar, e como queremos tudo perfeito, lá conseguimos adiar a nossa apresentação para a próxima segunda-feira (dia 1 de Junho).
A aula de hoje foi a apresentação do trabalho de projecto final do grupo do Autismo. O grupo esteve muito empenhado e via-se, perfeitamente, que dominava a matéria. Foi bom para aprendermos um pouco mais, e eles estiveram de Parabéns.

A.M.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Apresentação de Trabalhos

Na aula de hoje iniciaram-se as apresentações do trabalho de projecto final. Sendo assim , o grupo da oncologia pediátrica e da recuperação e resgaste de animais marinhos apresentaram os seus projectos à turma.
As apresentações foram bastante interessantes, utilizando vídeos e powerpoints como suporte digital, tornando a apresentação mais dinâmica.
Na próxima aula, quarta-feira, apresentam os restantes grupos, incluindo nós, as quatro terapias. Até lá estamos muito empenhadas a preparar a nossa apresentação final.
A.G.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

ESSA’s Stars

No âmbito do desporto escolar, hoje foi dia de apresentação de Step para a escola. Como fazemos parte deste grupo, também fomos participar nesta actividade, pelo que, neste dia, não adiantámos nada do trabalho de projecto final.
I.T.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Trabalho de Projecto Final

Hoje, a nossa aula foi para organizar o trabalho escrito.
O trabalho ficou todo estruturado e começámos o seu desenvolvimento.

A.M.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Preparação do Projecto Final

Hoje, após a marcação das datas de apresentação do produto final de cada grupo (última aula), continuámos a elaboração dos nossos vídeos e do trabalho de projecto escrito. Nesta aula, pensámos como iríamos realizar os vídeos, o que cada um deveria conter e ainda estruturámos um pouco do nosso trabalho escrito que será, por assim dizer, uma continuação do trabalho de projecto elaborado no 1º período.
Estamos bastante empenhadas, mas um pouco nervosas para a tão esperada apresentação do produto final !
A.G.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Últimos detalhes

Nesta aula marcámos as datas das apresentações finais do nosso projecto. Ainda não temos a certeza do nosso dia, mas será dia 25 ou 27 de Maio.
Estivémos a acabar de analisar os inquéritos que fizemos aos alunos do IMT, uma vez que estavam pendentes. Falta as conclusões finais e depois publicamos os resultados, tanto dos que fizemos aos alunos do IMT, como os que fizemos aos alunos da nossa escola.


Deixamos aqui o cartaz de fitoterapia que esteve exposto na nossa exposição:


I.T.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Finalmente, o Colóquio!

Bem, e lá se pôs de pé mais um dos nossos projectos! E com imenso sucesso!
Hoje tivémos a presença na escola de uma Dra. licenciada em Naturopatia. A Dra. foi muito simpática ao se disponibilizar logo para participar no nosso colóquio e foi muito objectiva. Deu-nos, então, umas noções básicas do que é a Acupunctura, a Homeopatia, a Fitoterapia, a Osteopatia e a Iridologia.
Erradamente, pensávamos que o mais complicado seria a homeopatia, mas não, a acupunctura é muito mais complexa. Foi dificil, mas a Dra conseguiu não só com que todos os alunos percebessem, como também como se interessassem.
A parte mais dinânima foi quando estava a falar da Iridologia (método utilizado como diagonóstico, através da íris do olho) e toda a gente pediu para ser observada, pois conseguem-se ver todos os problemas existentes ou que já existiram.
O feedback foi positivo e todos os alunos ficaram muito interessados em saber mais sobre estas medicinas. Conseguimos assim passar a mensagem de que as medicinas são altamente fiáveis, e são um bom instrumento de cura para inúmeras doenças, ou seja, para o bem estar físico e pscicológico de todos.

A.M

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Preparação do Colóquio

Na aula de hoje, preparámos o nosso colóquio que se vai realizar na próxima quarta-feira dia 6 de Maio, no anfi-teatro.

Para o colóquio, convidámos uma turma que também tem como disciplina específica, a Biologia. Estamos bastante empenhadas para a realização do mesmo, pois este sempre foi um dos nossos objectivos.

Deixamos aqui o cartaz da Homeopatia que esteve afixado na nossa exposição:


A.G.

sábado, 2 de maio de 2009

Visita ao IMT

Como combinado, hoje, estivemos no IMT, no período da manhã, a assistir a uma aula teórica, do curso de Massoterapia, com o professor L. M..

A aula foi bastante interessante, pois mostrou-nos o lado teórico do curso de Massoterapia e ainda pudemos ficar a conhecer alguns dos músculos do nosso corpo.
Com esta ida ao IMT, concluímos o nosso trabalho de campo e assim podemos começar a trabalhar no nosso projecto final.


quarta-feira, 29 de abril de 2009

Marcha da Saúde!

Como Maio é o mês do coração, a escola organizou uma marcha da saúde até ao parque da cidade, de maneira a mudar as mentalidades e fazer despertar para o não-sedentarismo. Nós participámos nessa marcha, pelo que não adiantámos nada do projecto nesta aula.

Deixamos aqui o cartaz da Massoterapia que esteve afixado na nossa exposição:


I.T.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dia da Radioterapia

Hoje tivemos uma experiência nova: assistimos a um colóquio com o Dr. J. C., Radioterapeuta.

Este trabalho foi do grupo de radioterapia e gostaríamos de lhes agradecer, não só pelo trabalho concretizado, como também pelo contribuito para o nosso conhecimento geral. Foi bastante interessante e estão de parabéns. Contudo, e infelizmente, o cancro é um assunto um pouco díficil, que mexe com qualquer pessoa e, por isso mesmo, tem ser abordado com todo o respeito.

No fim, ainda falámos um pouco da incompatibilidade entre a medicina convencional e a não convencional (medicina alternativa), atribuindo este facto à falta de humildade por parte de alguns médicos que não aceitam os contributos das medicinas alternativas. Tudo isto com muita pena nossa, pois o mais importante é a Saúde dos doentes e não o lado mercantil que, muitas vezes, assume o tratamento de certas doenças. Vivemos (Portugal) na esperança de que um dia tudo mude e que as várias medicinas se possam complementar para o bem estar de todos!


Deixamos agora o cartaz de Acupunctura que realizámos para colocar na exposição:

A.M.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Boas Notícias

A aula de hoje resume-se a uma notícia que nos deixou radiantes! Como temos vindo a divulgar no blog, um dos nossos objectivos é a realização de um colóquio sobre cada uma das terapias que abordamos no nosso projecto. Através da professora L., de biologia, conseguimos um contacto de uma estagiária especializada em homeopatia e fitoterapia que, muito atenciosamente, se disponibilizou para ir à nossa escola, mais direccionada para a nossa turma, já na próxima semana (dia 29 de Abril). Ficámos muito motivadas, pois já estávamos a desanimar por pensar que não iríamos arranjar ninguém para fazer a concretização do colóquio.
No final da aula, fomos com a nossa turma ver a nossa exposição, à biblioteca, e entusiasmou-nos ver o interesse de alguns alunos pelo nosso projecto. Deram-nos imensos elogios e quiseram experimentar alguns dos nossos objectos terapêuticos.

(Cima: aluno dar a sua opinião acerca da exposição)

(Cima: alunos a observar o nosso folheto)

Esperemos que fiquem ainda mais curiosos!


A. G.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

A tal exposição

Finalmente um dos nossos produtos finais: a exposição das medicinas alternativas!
Depois de termos andado atarefadas, na última semana, em preparações e com imenso trabalho, hoje foi o dia da montagem.
Desde folhetos, a cartazes, a livros, a objectos terapêuticos, passando por medicamentos homeopáticos e óleos para massagens, é assim que se encontra a nossa exposição:
A vitrine:

(Cima: Massoterapia)

(Cima: Acupunctura)

(Cima: Homeopatia e Fitoterapia)
Os Cartazes de cada terapia:
O nosso livro das medicinas alternativas:

Ao longo de toda a escola colocámos cartazes a anunciar a exposição:


Elaborámos também um livro de opiniões, para que possamos saber o feedback:

Aqui ficam mais algumas fotos da montagem da exposição:



Esperemos que gostem e se tiverem oportunidade de visitar não hesitem! :)

I.T.


quarta-feira, 15 de abril de 2009

Início do 3ºPeríodo

Olá Caros Leitores, esperamos que tenham tido uma boa Páscoa e que tenham aproveitado estas mini-férias.
Iniciámos a aula com as propostas de trabalho e as perspectivas finais para o terceiro período. A professora fez questão de nos entregar umas fichas informativas acerca de como se fazem: apresentações em power points, colóquios/debates, apresentações orais, dossiers de projecto, exposições, posters e orçamentos.
Sendo assim, após a realização de todo o trabalho de campo, vamos tratar de todos os dados recolhidos, pois a apresentação final aproxima-se cada vez mais depressa. Estamos agora a trabalhar para a semana dedicada às medicinas alternativas e já iniciámos a elaboração dos vídeos informativos acerca de cada medicina.
Como podem ver, já fizemos modificações no nosso blog e a partir de agora iremos fazer com mais rigor dois posts por semana. Esperemos que gostem e continuem a acompanhar!

A.M.

quarta-feira, 8 de abril de 2009


O grupo deseja a todos uma Boa Páscoa =D

sexta-feira, 27 de março de 2009

Final com êxito

Caros leitores, desde já pedimos desculpas pela nossa 'ausência' nos últimos dias, mas o blog teve alguns problemas (perda de informação) e como temos andado um pouco atarefadas não nos tem sido possível dedicarmo-nos totalmente. E também, as ultimas aulas têm sido de reflexão e de organização de informação.
O que importa é que terminámos este segundo período e podemos dizer que o balanço é bastante positivo! Todo o nosso trabalho de campo foi realizado com muito sucesso, uma vez que temos material mais do que suficiente para que o nosso produto final seja bom e credível.

Teremos de trabalhar nas férias, pois o nosso colóquio e a nossa semana das medicinas alternativas (exposição) irá realizar-se logo no ínicio do terceiro período!

Resta-nos agora desejar-vos umas boas férias, e esperamos que se divirtam tanto como nós nos vamos divertir :D

quarta-feira, 4 de março de 2009

Ajustes

Nestas duas últimas aulas, estivemos preocupadas em contactar com as entidades, de maneira a tratarmos de tudo aquilo que tivesse a ver, quer com a nossa exposição e o colóquio, quer com o nosso produto final em si.

Infelizmente, a nossa escola não se quis responsabilizar pelos materiais que a Ben Cao se disponibilizou emprestar para a exposição. No entanto, enviámos um e-mail a pedir que nos dispensassem algum material de maneira a que, na sua totalidade, não ultrapassasse um determinado valor. Neste momento aguardamos resposta.

Voltámos também a contactar via e-mail o IMT e a Escola Superior do Dr. Pedro Choy. A primeira, para que nos agendassem uma nova visita de maneira a assistirmos a uma aula teórica de massoterapia, e a segunda, para que nos dissessem qual a nossa situação, uma vez que, quando enviamos um e-mail, este foi encaminhado para uma aluna que se disponibilizou a ajudar-nos, mas, que após uma troca de e-mails ficámos sem saber com o que realmente poderíamos contar.

Devido a várias situações imprevistas, iremos ter de adiar a nossa semana da exposição e o nosso colóquio para a primeira semana de aulas do terceiro período.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Ida à Ben Cao

Finalmente hoje fomos a Cascais, à Ben Cao, conforme a Corpus Clinic nos tinha sugerido para falarmos directamente com o responsável da loja, a fim de sabermos se podemos contar com alguns materiais, nomeadamente de acupunctura, para a nossa exposição.

Em conversa com a responsável da loja, ficámos de falar com a nossa professora e com o conselho executivo, pois para que possamos utilizar materiais da loja temos que proceder a uma consideração de responsabilidade, caso algum material se danifique. Ou seja, esperemos que a nossa escola não se importe de acartar com essa responsabilidade, visto que tem de ser uma empresa.

Sendo assim, na segunda-feira, vamos tratar de todos estes pormenores e esperemos que esteja tudo a nosso favor. Depois, então, voltaremos a entrar em contacto com a loja para que possamos acertar as datas de entrega dos materiais.


(imagem tirada do site bencao)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Desejamos a todos um Feliz Carnaval =D

(imagem tirada do institutomauriciodenassau)

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Como combinado estas aulas têm sido de organização da informação que temos. Apesar da professora andar ao corrente do que temos feito, hoje (quarta-feira) tivémos a tal 'avaliação' do trabalho de campo. Correu tudo pelo melhor, as expectativas continuam em alta e agora é continuar o trabalho! Mas antes disso, venham os dias do Carnaval que bem merecemos.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Ponto da Situação

Aula nº36


Hoje, durante a aula, a professora pediu que todos os grupos nas próximas aulas mostrassem o trabalho de campo realizado e os seus resultados. Por isso, achámos bem fazer o ponto da situação:
- Cada elemento ficou encarregue de tratar da sua entrevista (que já está redigida), bem como seleccionar as informações importantes e fundamentais para a realização do vídeo;
- Vamos também pedir a autorização às pessoas que foram entrevistadas para publicarmos as respectivas entrevistas;
- Sendo assim, a realização do vídeo vai ser iniciada na próxima aula;
- Tínhamos os inquéritos pendentes, por isso hoje acabámos de entregar os últimos para,logo que possamos, finalizar o resto do tratamento de dados;
- Falámos em datas para o colóquio e para a exposição. Em príncipio, estamos a pensar fazer o colóquio dia 20 de Março e a exposição decorrerá nessa mesma semana.
- Para a exposição, teremos de ter prontos os cartazes explicativos sobre as medicinas alternativas e os objectos terapêuticos por nós elaborados, como não é prioridade, visto só se realizar no fim de Março, primeiro vamos tratar das entrevistas e do video e assim que acabarmos preocupar-nos-emos com a elaboração dos mesmos.
- Em relação aos materiais disponibilizados pelas entidades, não tivemos grandes respostas. Por isso, como já falámos no post anterior, vamos daqui a 3 semanas (devido à interrupção das férias do Carnaval) a Cascais negociar com o senhor que vende material de acupunctura.

Depois do trabalho de campo e da reflexão de tudo isto, vamos novamente ao trabalho!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Organização do trabalho de grupo

Aulas 32 - 35


Nas aulas passadas, temos andado a planear todo o trabalho de campo, desde as entrevistas, aos inquéritos e às fotografias. Agora vamo-nos dedicar à realização dos vídeos em que temos como suporte de trabalho as entrevistas e as fotografias, ou seja, vamos começar a orientar o trabalho final de 2ºPeríodo.
Temos ainda um contacto novo, um senhor que vende materiais de acupunctura. Já o contactámos e solicitámos que nos emprestasse alguns materiais para a nossa exposição e ele foi atencioso, mas em princípio não será possível fornecer-nos os materiais pretendidos. Iremos visitar a sua loja, situada em Cascais, para que possamos falar com o senhor pessoalmente, e mesmo se necessário, comprar alguns materiais com um preço acessível.

sábado, 31 de janeiro de 2009

Visita ao IMT

Como combinado, hoje, estivemos no IMT, no período da manhã, a assistir a uma aula prática de Massoterapia da Terapeuta Manuela.

(Sala de aulas teóricas, auditório e sala de aulas práticas)

Gostámos imenso e estamos super entusiasmadas porque além de ficarmos com imensos conhecimentos de massoterapia... Ainda recebemos (a Inês e a Andreia) duas horas de massagem dos formandos!



(Durante a massagem: Inês e Andreia)


A terapeuta Manuela foi muito simpática e sugeriu que assistíssemos a uma aula teórica da mesma turma (sábado à tarde) com o professor Luís Marques, para também conhecermos o lado teórico da Massoterapia. Disponibilizou-se ainda para estar presente nessa tarde, por isso pediu que fosse avisada quando estiver combinada a nossa visita.


Sendo assim, já temos mais uma visita agendada!


Como pedido, filmámos e tirámos fotografias tanto às instalações como na aula, e fizemos os inquéritos aos alunos, por isso, agora vamos começar o tratamento de dados de tudo o que recolhemos, bem como os vídeos informativos.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Corpus Clinic

Hoje, quarta-feira, dia 21/01/2009, pelas 15 horas já nos encontrávamos prontas para realizar mais um trabalho de campo relativo à acupunctura, no qual:
- Entrevistámos o Dr. José Duarte;


(Durante a entrevista: Dr.José, Ana Marta e Inês)

- Conhecemos as instalações;
- Fotografámos e filmámos todo o trabalho de Campo;
- Forneceram-nos panfletos e cartazes, sobre acupunctura e sobre a clínica;
- Pedimos com sucesso a colaboração do Dr. para fazer parte do colóquio;
- Observámos tratamentos de acupunctura;
- Forneceram-nos o contacto de uma empresa com produtos de acupunctura, com a qual já contactámos, e iremos lá em breve para solicitar o empréstimo de algum material para a exposição.

Trabalho de Campo - Ponto da situação

Aula nº31 (21/01/2009)

Relativamente ao trabalho de campo, já falámos de tudo o que fizemos nos "posts" anteriores. Correu tudo Super Bem e estamos muito entusiasmadas!

Nesta aula, fizemos o ponto da situação de cada grupo. Neste momento, praticamente todos os grupos estão em trabalho de campo ou pelo menos já estabeleceram contactos com as instituições.

Hoje à tarde temos mais uma visita sobre acupunctura, na Corpus Clinic, em Lisboa.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Peso e Forma (centro de nutrição)

Hoje, sexta-feira, dia 16/01/2009, deslocámo-nos ao centro de nutrição “Peso e Forma”, para conhecer um pouco mais a acupunctura, no qual tivemos a possibilidade de:
- Entrevistar a Dra. Sara (estagiária) e a Dra. Paula;


(Durante a entrevista: Dr.Paula, Dr.Sara, Inês e Ana Marta)


- Conhecer as instalações;
- Conhecer um pouco mais sobre a Fitoterapia (medicamentos naturais que ajudam no tratamento da acupunctura);
- Fotografar e filmar todo o trabalho de Campo;
- Adquirir panfletos e cartazes, sobre acupunctura;
- Pedir com sucesso a colaboração da Dra. Sara para fazer parte do colóquio;
- Ter um contacto directo com a acupunctura! A Dra. Paula disponibilizou-se para demonstrar um tratamento de acupunctura e a Ana Marta fez uma sessão contra a ansiedade (com as ditas agulhas!). A Inês e a Andreia também tiveram direito, mas, foi-lhes apenas introduzida uma agulha num ponto da mão.

(Ana Marta, Inês e Andreia)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Instituto de Terapias Holísticas

Hoje, quinta-feira, dia 15/01/2009, deslocámo-nos ao Instituto de Terapias Holísticas, para conhecer um pouco mais a Homeopatia, no qual tivemos a oportunidade de:
- Entrevistar o Dr. José Cigarro;

(Durante a entrevista: Dr.Cigarro, Andreia e Ana Marta)


- Conhecer parte das instalações;
- Fotografar e filmar todo o trabalho de campo.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

IMT (Instituto de Medicina Tradicional)

Hoje, quarta-feira, dia 14/01/2009, deslocámo-nos ao IMT, para conhecermos um pouco mais acerca da Massoterapia, e por volta das 17h já nos encontrávamos nas instalações. E o que fizemos?
- A entrevista à Terapeuta Manuela;

- Conhecemos parte das instalações.
Na secretaria, pedimos:
- Panfletos e/ou cartazes, acerca da Massoterapia e do IMT;
- A colaboração de algum aluno ou mesmo professor que não se importasse de fazer parte de um colóquio, a realizar na nossa escola;
- A autorização para podermos ter acesso ao resto das instalações e se possível assistir a alguma aula ou palestra de Massoterapia, podendo utilizar câmaras de vídeo e máquina fotográfica.

Foi-nos então pedido que nos dirigíssemos lá na próxima semana a fim de irmos buscar os panfletos e/ou cartazes e que enviássemos um e-mail, de forma a pedirmos uma autorização à direcção para as filmagens e fotografias. A terapeuta Manuela ficou também com o nosso contacto para depois nos informar se haverá, ou não, alguém disponível para o colóquio.

Alternativas em Inquéritos

Aula n.º30 (14/01/2009)


Nesta aula, realizámos essencialmente três coisas: fizemos os inquéritos, telefonámos a duas entidades e treinámos a entrevista que iríamos realizar na parte da tarde com a massoterapeuta Manuela Sousa, do Instituto de Medicina Tradicional.

Para não perdermos mais tempo, decidimos ir às turmas do curso de ciências de tecnologias do 12ºano pedir que, através da resposta aos inquéritos, colaborassem para o nosso projecto.

Quando terminámos, resolvemos contactar mais uma vez o Dr.José Choy (igualmente sem sucesso) e o IMT para confirmar a nossa visita e a entrevista com a Dra. Manuela Sousa.

Após a confirmação, estivemos a preparar tudo, nomeadamente a entrevista, a qual treinámos com a nossa professora.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Itinerário de uma tarde atarefada

Hoje o nosso dia foi muito preenchido. Como a montanha não veio a maomé, maomé foi à montanha! Por outras palavras, passámos a nossa tarde a "passear" no Barreiro, à procura de clínicas que nos interessassem, assim sendo o nosso itinerário foi o seguinte:

(imagem tirada do istockphoto)
1º Corpus Clinic
-> Depois de tantos contactos telefónicos e via e-mail sem resposta, decidimos dirigirmo-nos lá pessoalmente. Informaram-nos que o responsável não se encontrava na clínica e, portanto, entrariam em contacto, com o grupo, via telefone o mais rapidamente possível.

2º Telefonemas
a) Universidade de Medicina Chinesa do Dr. Pedro Choy (MTC)
-> Disseram-nos para reenviar o e-mail (já o enviámos) e aguardarmos resposta.

b) Clínicas Choy (Departamento de Comunicação)
-> Conforme o combinado, lígámos e pedimos para falar com a doutora Sílvia, mas esta só se encontra disponível na clínica de quarta a sexta, entre as 15 e as 18 horas. Sendo assim, voltaremos a contactá-la num dia desta semana.

3º Peso e Equilibrio (centro de nutrição)
-> Fomos atenciosamente recebidas e após sabermos a disponibilidade da Dr.Sara (acupunctora) agendámos um encontro na sexta-feira, a partir das 14 horas, o que nos deixou bastante empolgadas.

4º Passámos por várias clínicas, mas não entrámos para pedir informações, pois algumas não dispunham das nossas terapias e outras apesar de terem as terapias para o nosso projecto, preferimos apenas tomar nota da sua localização, pois, por enquanto, ainda não necessitamos de mais informação.

5º Instituto de Terapias Holísticas (Dr. José Cigarro)
-> Já sabiamos que o Dr. Cigarro era Homeopata e uma vez que a sua clínica é no Barreiro resolvemos passar por lá. Entrámos e a recepcionista pediu que ligássemos mais tarde, por volta das 19 horas e foi o que fizémos. Ao ligarmos, a recepcionista foi falar com o Dr. Cigarro e este agendou-nos uma ida à clínica na quinta-feira, por volta das 16:30 horas.

6º José Choy (acupunctor)
-> Num dos nossos trajectos de autocarro, vimos um placar de publicidade relativo a este Doutor e à acupunctura, o que nos chamou à atenção. Ao sairmos do autocarro, anotámos o número de telefone da clínica do Barreiro (único dado no placar). Ao chegármos a casa, tentámos ligar sem sucesso. Tentaremos ligar durante a semana.

7º Pesquisa na Internet
-> Numa das nossas pesquisas na Internet, em busca do contacto da Universidade de Medicina Chinesa do Dr. Pedro Choy (MTC) encontrámos outra Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa (ESMTC), para a qual enviámos um e-mail a solicitar a sua colaboração tal como tinhamos feito com as restantes entidades.

Preparação da visita ao IMT

Aula nº29 (12/01/2009)

Hoje a nossa aula foi essencialmente para tratarmos dos inquéritos a fazer à população (nomeadamente a alunos universitários de medicina alternativa e a alunos da nossa escola). Imprimimos um exemplar de cada um e agora falta fotocopiar.

Como quarta feira já temos a visita ao IMT, hoje já ficou tudo orientado.

A visita tem como principais objectivos:
-Conhecer e filmar as instalações;
-Entrevistar a Massoterapeuta, responsável pelo departamento de Massoterapia, Dra Manuela;
-Solicitar que nos emprestem alguns objectos/instrumentos, cartazes e informações de massoterapia para colocarmos na nossa exposição 'A semana das 4 terapias - Medicinas Alternativas';
-Requerer a presença de uma Massoterapeuta na nossa escola, de modo a participar num possível colóquio sobre as Medicinas Alternativas;
-Se possível a nível de tempo, realizar inquéritos aos alunos.

Como materiais necessários temos: camara de filmar, máquina fotográfica, gravador, entrevista e inquéritos.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Os pontos nos "is"

Aula nº 27 e 28 (05/01/2009 - 07/01/2009)

Após esta pequena ausência, para as férias de Natal, voltámos com bastantes projectos, para este período. Na aula de segunda-feira, começámos por falar das perspectivas e do trabalho que cada grupo pretende desenvolver no segundo período. A professora deu-nos a conhecer a planificação do segundo período e é essencialmente trabalho de campo. Por isso, individualmente, cada grupo falou das entidades que já tinha confirmadas e a professora pediu que, num prazo de 15 dias, lhe disséssemos qual seria o nosso projecto final e as entidades com que poderíamos mesmo contar, para que começássemos a desenvolver o nosso trabalho, em rumo ao projecto final.

Depois de voltarmos a contactar com todas as entidades via telefone, o Instituto de Medicina Tradicional (IMT), muito atenciosamente, agendou-nos uma visita à instituição, na companhia de uma doutora licenciada em massoterapia, para que possamos conhecer mais de perto esta terapia, realizando uma entrevista, filmagens, material fotográfico e se possível inquéritos. Resumidamente, a última aula (quarta-feira) foi principalmente para prepararmos esta ida ao IMT, para que tudo corra da melhor forma.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Mais um passo importante

Depois de uma tarde atarefada com telefonemas para as instituições com as quais contactámos(relembramos que até agora ainda não nos tinham respondido), finalmente obtivémos uma resposta positiva e já agendámos uma visita ao Instituto de Medicina Tradicional (IMT).

Vamos durante esta semana e a próxima organizar tudo, para que nada falhe!


(imagem tirada do istockphoto)

sábado, 27 de dezembro de 2008

Boas entradas!

Desejamos a todos uma excelente passagem de ano ! Esperamos que aproveitem bem estas férias porque temos de entrar no nosso melhor em 2009, pois iremos ter muito trabalhinho para fazer *.*

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Últimos Pormenores

Pois bem, o primeiro período está mesmo na recta final e as duas últimas aulas foram para entregar o projecto final, fazer a auto-avaliação relativamente à realização do projecto e falar de notas.
As expectativas foram cumpridíssimas ao máximo e estamos muito contentes com a nossa prestação neste trimestre. Já sabemos que agora nos resta muito trabalhinho pela frente, mas primeiro, venham as merecidas férias.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

(imagem tirada do istockphoto)

Desejamos a todos um Bom Natal =D

E duas semanas depois...

Aula nº22 (10/12/2008)

Depois de muitas aulas ausentes (feriados e greves), estamos de volta e com muito trabalhinho feito.
Entregámos o relatório individual no dia 5 de dezembro (última sexta) e já o recebemos (hoje) !
O primeiro período está a acabar e nesta ausência aproveitámos para tratar do projecto e não deixar a sua concretização para a véspera. Era para ser entregue dia 12, mas a professora deixou- nos entregar na próxima aula (dia 15).

As nossas notas foram as seguintes:
Ana Marta - 18 valores;
Andreia - 18 valores;
Inês - 18 valores;

(imagem tirada do istockphoto)

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Início do Trabalho de Projecto

(imagem tirada do istockphoto)

Esta aula foi essencialmente de consolidação de informações para o nosso projecto. Após pesquisarmos em livros e em sites, conseguimos encontrar uma orientação. Iremos entregar este trabalho dia 15 de Dezembro.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Reflexão

Aula nº19 e 20 (17/11/2008 - 19/11/2008)

Estas aulinhas foram essencialmente de iniciação à elaboração das entrevistas às entidades e de reflexão, uma vez que já falta menos de um mês para o final do primeiro trimestre e temos o projecto final do primeiro período para preparar.
A professora deu algumas indicações relativamente à administração dos “blogs”. Seguidamente, a professora entregou uma ficha-guião com alguns tópicos relativos ao relatório individual e ao projecto final do primeiro período, a fim de nos orientar.

Já ia uma massagem...

(imagem tirada do istockphoto)

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Entrevistas

Aula nº18 (12/11/08)
(imagem tirada do istockphoto)

Hoje, iniciámos as entrevistas que iremos fazer às entidades que contactámos.
Reflectimos sobre as perguntas que deveríamos fazer e procurámos também na Internet algumas entrevistas modelo.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Arrumações

Aula nº17 (10/11/08)

Esta aula foi iniciada com a entrega das pesquisas bibliográficas feitas por cada grupo na Biblioteca do Barreiro.
De seguida, a professora apresentou alguns documentos onde constavam todos os passos para a elaboração de uma entrevista.



(imagem tirada do istockphoto)

No final da aula, a professora entregou os relatórios (relatórios) corrigidos nos quais obtivemos:
- Ana Marta: 17 valores
- Andreia: 17 valores
- Inês: 17 valores
- Nathany: 15 valores


Pesquisa bibliográfica realizada na Biblioteca do Barreiro:
Pesquisa Bibliográfica

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Dia de greve

Aula nº16 (05/11/08)

Bomba!

Tivemos uma ideia para o nosso projecto e achamos que irá ser produtiva: uma gincana das medicinas alternativas com as turmas de ciências do 12º. Ainda não falamos com a Prof. sobre isto, portanto ainda não está aprovado! Mas cismamos que é uma ideia engraçada.

(imagem tirada do istockphoto)

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Colóquio da reciclagem

Aula nº14 (29/10/08) e nº15 (3/11/08)


Na aula nº14, fomos assistir a uma palestra/colóquio sobre a reciclagem, por isso não adiantámos trabalho. A professora combinou connosco que nos ia dispensar na aula seguinte, para fazermos a pesquisa bibliográfica, na biblioteca do Barreiro . Em relação às cartas, ainda não enviámos porque a Prof. propôs-nos que anexássemos uma declaração da escola como prova do nosso trabalho. É mais credível e o resultado pode ser favorável.Por isso, já temos tudo organizado, as cartas estão escritas, e também já contactámos com as entidades para obter informações. Na próxima aula enviaremos tudo junto e sem falta.


Cartas


De entre as 6 cartas/e-mails que enviámos para as respectivas entidades (Escola Superior de Medicina Alternativa; Instituto de Medicina Tradicional; Corpus Clinic; e três clínicas do Dr. Pedro Choy), a carta seguinte é um exemplo:




(imagem tirada do istockphoto)

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Conclusão das cartas

Aula nº13 (27/10/2008)

A aula de hoje foi dedicada à conclusão da escrita das cartas, a fim de contactarmos com as entidades que considerámos importantes para o nosso projecto.
Publicaremos as cartas no blogue, depois de corrigidas pela professora.
Outra das propostas para a aula de hoje foi o início da lista bibliográfica para o projecto. Esta fase será desenvolvida no decorrer da próxima semana na biblioteca do Barreiro.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Cartas para Contactos VS Plágio

Aula nº12 (23/10/2008)

Já estamos na altura de fazer os contactos com as entidades que considerámos importantes para o nosso projecto. Por isso, nesta aula escrevemos as cartas a fim de serem entregues o mais rápido possível para que possamos saber com o que contar, visto que já tomámos conhecimento que nos podem demorar a responder.
Começámos a aula por ler um texto denominado “Citação ou plágio?”, e a professora alertou-nos para o crime que é copiar textos de outros autores, ou seja, plagiar, e valorizou ainda as referências correctas às obras consultadas, salientando a importância dos direitos dos autores.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Relatórios individuais

Aula nº 10 (15/10/08) e nº 11 (20/10/08)

Estas aulas foram dedicadas principalmente à realização de um relatório individual, com a finalidade de “permitir que cada elemento do grupo tome consciência do processo de execução do projecto e da participação de cada um, assim como ajudar a reflectir sobre as dificuldades e até bloqueios do projecto favorecendo a sua superação, reformulação do projecto, promover a auto-avaliação e constituir elementos de avaliação para o professor.”
A professora preferiu que este relatório fosse manuscrito, tendo sido entregue no fim da última aula.
(imagem tirada do istockphoto)

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Apresentação de blogs à turma

Aula nº9 (13/10/08)

Nesta aula foi feito o ponto da situação, onde cada grupo apresentou à turma o seu blog e deu a conhecer um pouco do trabalho feito até aqui.


Os blogs da turma são os seguintes:

- http://umundiferente.blogspot.com (nosso)
-
http://www.autismo12c.blogspot.com
-
http://gp112cap.blogspot.com
-
http://triste-realidade.blogspot.com
-
http://exploradoresoncologia.blogspot.com


Vimos também a estrutura de uma carta de modo a que, partindo dela, consigamos escrever os e-mails/faxes de forma a contactar as entidades e instituições pretendidas.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Perdidos na Biblioteca

Aula nº8 (8/10/08)

Como o previsto, hoje concluímos o trabalho iniciado na aula anterior titulado “Perdidos na biblioteca” onde registámos as referências bibliográficas de cadapalavra-chave que podem vir a tornar-se necessárias para o nosso projecto.
Sendo assim, o que encontrámos foi:

- COLEMAN, Vernon; Controlo Natural da Dor; Resopal, 1989, pp. 73-79.
Palavras-chave:
medicina alternativa;
acupunctura;
homeopatia;
aromaterapia.

- Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, Academia das Ciências de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Braga, Verbo, 2.ºVolume.

As palavras-chave que utilizámos foram:
Medicina (p.2418);
E dentro da medicina encontrámos as seguintes palavras:
medicina convencionada (p.2418);
medicina naturista (p.2418);
medicina preventiva (p.2418);
medicinas paralelas (p.2418);
Dentro das medicinas paralelas (p.2418):
acupunctura;
massoterapia;
fitoterapia;
aromaterapia;
homeopatia.


- Enciclopédia luso-brasileira de cultura, Verbo, 1º volume.
Palavras-chave:
acupunctura:
terapêutica (p.371).


- Enciclopédia Luso-brasileira de cultura 10; Editorial Verbo; Lisboa; edição 10; p. 413.
Palavras-chave:
homeopatia.



- FERNANDES, Barahona; Egas Moniz, Pioneiro de descobrimentos Médicos, Amadora, Biblioteca breve, 1983, volume 70, p.83.

Aqui encontrámos uma possível questão problema para o nosso trabalho:
“O problema dos efeitos terapêuticos e alterações da personalidade”.


- Grande Dicionário de Cândido Figueiredo, livraria Bertrand, A-G.
Palavras-chave:
acupunctura (p.51);
acupressura (p.51);
agulha (p.91).

Hoje também iniciámos o levantamento das entidades a contactar. Na próxima aula, iremos começar a enviar cartas e e-mails para ver a disponibilidade das mesmas.

Início da actividade - Perdidos na Biblioteca

Aula nº7 (6/10/08)

Na aula de hoje, efectuamos uma pesquisa bibliográfica, na biblioteca da nossa escola, em que procurámos por palavras-chave, em livros e enciclopédias, algo que tivesse a ver com o nosso tema. Fomos apontando todas as referências bibliográficas que encontrámos acerca das medicinas alternativas para que futuramente possamos relê-las.

Esta actividade vai ser concluída na próxima aula.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Planeamento e Organização do Trabalho

Aula nº5 (29/09/08)

Esta aula foi essencialmente de discussão e de planificação dos temas propostos, com o intuito de concluir a aula anterior.

Começámos por registar as ideias que tivéramos, em resposta às questões da ficha suporte tendo em conta as actividades a realizar ao longo do ano, sobretudo no 1º Período.


(imagem tirada do istockphoto)

Selecção do problema

Conforme planeado temos então as nossas questões base que são as seguintes:

~ Quais as vantagens da medicina alternativa?

~ Será que é uma medicina que as pessoas estão a adoptar e sendo assim irá ter muita adesão num futuro próximo? Porque motivo as pessoas adoptam a medicina alternativa?

~ De que modo a Medicina Alternativa (homeoterapia, acupunctura, massoterapia e fitoterapia) pode ajudar ou mesmo substituir a medicina convencional?
~ O problema dos efeitos terapêuticos e alterações da personalidade.


Ao longo de todo o ano vamos respondendo, a par e passo, às questões apresentadas anteriormente, fazendo com que a população em estudo tenha um melhor conhecimento ao nível destas medicinas.

A nossa população em estudo são tanto as pessoas que frequentam as medicinas alternativas, de forma a sabermos várias informações (por exemplo, o porquê de ter recorrido a esta medicina, se teve sucesso, etc), como as pessoas que não frequentam ou que não conhecem.

Vamos, antes de isto, informarmo-nos de maneira a saber se estas medicinas alternativas são fiáveis e depois passar esta mensagem, apelando à sua adesão.


Escolha e formulação de problemas parcelares

Visto o enorme campo das medicinas alternativas tivemos de simplificar o estudo, optando por escolher apenas três áreas específicas. Sendo assim, escolhemos a homeopatia, a acupunctura e a massoterapia, pois foram aquelas que de entre muitas nos suscitaram maior interesse. Vamos investigar, pesquisar e analisar estes três subtemas, contando com apoio de técnicos especializados e pessoas entendidas no assunto.

Achamos que é um trabalho bastante interessante, pouco falado, e por isso temos grandes possibilidades de ter sucesso na divulgação deste tema. Esperamos alcançar as nossas expectativas no projecto, bem como contribuir para o bem-estar físico e psicológico da população.


Preparação e planeamento

Como planeamento do nosso projecto propomos uma pesquisa avançada sobre o nosso tema na biblioteca do Barreiro e na biblioteca Nacional de Lisboa e visitar clínicas ou mesmo universidades de medicina alternativa de modo a termos um contacto mais directo.

Nas universidades pretendemos, por exemplo, se for a de medicina saber o que pensam os doutores acerca das alternativas e registar a sua opinião. Comparando-a com a opinião dos que representam a medicina alternativa. Podemos até pedir a médicos homeopatas nossos conhecidos que se deixem entrevistar.



Colocámos também a hipótese de fazermos levantamentos à população através de inquéritos onde entrem perguntas como: já ouviu falar das medicinas alternativas?, conhece algumas?, acha que é uma medicina fiável?, etc.

Pensámos também em fazer entrevistas a médicos e utentes. E contamos com a colaboração de pessoas especializadas para nos ajudar nas possíveis palestras que vamos dar à comunidade escolar, como forma de os informar.

Como perspectivas futuras, gostaríamos de editar um livro ou folheto informativo como suporte final, que deixaríamos na biblioteca da escola, uma vez que esta não tem informação acerca do nosso tema.

Se tivermos tempo, achamos engraçado construir objectos terapêuticos como por exemplo orgasmotron (objecto para massajar a cabeça), objectos para massajar as costas, etc.

Assim como auxílio para a nossa organização, e antes de mais, iremos ter de efectuar uma grelha que contemple todas as tarefas a realizar por cada elemento do grupo (divisão de tarefas), bem como um calendário em que tenhamos agendadas as datas de cada actividade, e as datas de entrega dos relatórios e trabalhos.

Vamos fazer um levantamento de locais disponíveis a visitar e de profissionais especializados para nos ajudarem no nosso projecto, porque temos de começar a contactar com as pessoas para saber se estão disponíveis ou não.

Nas próximas aulas os materiais que iremos utilizar são a Internet, o computador e alguns livros para que possamos proceder à recolha da informação.