CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sábado, 27 de dezembro de 2008

Boas entradas!

Desejamos a todos uma excelente passagem de ano ! Esperamos que aproveitem bem estas férias porque temos de entrar no nosso melhor em 2009, pois iremos ter muito trabalhinho para fazer *.*

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Últimos Pormenores

Pois bem, o primeiro período está mesmo na recta final e as duas últimas aulas foram para entregar o projecto final, fazer a auto-avaliação relativamente à realização do projecto e falar de notas.
As expectativas foram cumpridíssimas ao máximo e estamos muito contentes com a nossa prestação neste trimestre. Já sabemos que agora nos resta muito trabalhinho pela frente, mas primeiro, venham as merecidas férias.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

(imagem tirada do istockphoto)

Desejamos a todos um Bom Natal =D

E duas semanas depois...

Aula nº22 (10/12/2008)

Depois de muitas aulas ausentes (feriados e greves), estamos de volta e com muito trabalhinho feito.
Entregámos o relatório individual no dia 5 de dezembro (última sexta) e já o recebemos (hoje) !
O primeiro período está a acabar e nesta ausência aproveitámos para tratar do projecto e não deixar a sua concretização para a véspera. Era para ser entregue dia 12, mas a professora deixou- nos entregar na próxima aula (dia 15).

As nossas notas foram as seguintes:
Ana Marta - 18 valores;
Andreia - 18 valores;
Inês - 18 valores;

(imagem tirada do istockphoto)

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Início do Trabalho de Projecto

(imagem tirada do istockphoto)

Esta aula foi essencialmente de consolidação de informações para o nosso projecto. Após pesquisarmos em livros e em sites, conseguimos encontrar uma orientação. Iremos entregar este trabalho dia 15 de Dezembro.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Reflexão

Aula nº19 e 20 (17/11/2008 - 19/11/2008)

Estas aulinhas foram essencialmente de iniciação à elaboração das entrevistas às entidades e de reflexão, uma vez que já falta menos de um mês para o final do primeiro trimestre e temos o projecto final do primeiro período para preparar.
A professora deu algumas indicações relativamente à administração dos “blogs”. Seguidamente, a professora entregou uma ficha-guião com alguns tópicos relativos ao relatório individual e ao projecto final do primeiro período, a fim de nos orientar.

Já ia uma massagem...

(imagem tirada do istockphoto)

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Entrevistas

Aula nº18 (12/11/08)
(imagem tirada do istockphoto)

Hoje, iniciámos as entrevistas que iremos fazer às entidades que contactámos.
Reflectimos sobre as perguntas que deveríamos fazer e procurámos também na Internet algumas entrevistas modelo.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Arrumações

Aula nº17 (10/11/08)

Esta aula foi iniciada com a entrega das pesquisas bibliográficas feitas por cada grupo na Biblioteca do Barreiro.
De seguida, a professora apresentou alguns documentos onde constavam todos os passos para a elaboração de uma entrevista.



(imagem tirada do istockphoto)

No final da aula, a professora entregou os relatórios (relatórios) corrigidos nos quais obtivemos:
- Ana Marta: 17 valores
- Andreia: 17 valores
- Inês: 17 valores
- Nathany: 15 valores


Pesquisa bibliográfica realizada na Biblioteca do Barreiro:
Pesquisa Bibliográfica

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Dia de greve

Aula nº16 (05/11/08)

Bomba!

Tivemos uma ideia para o nosso projecto e achamos que irá ser produtiva: uma gincana das medicinas alternativas com as turmas de ciências do 12º. Ainda não falamos com a Prof. sobre isto, portanto ainda não está aprovado! Mas cismamos que é uma ideia engraçada.

(imagem tirada do istockphoto)

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Colóquio da reciclagem

Aula nº14 (29/10/08) e nº15 (3/11/08)


Na aula nº14, fomos assistir a uma palestra/colóquio sobre a reciclagem, por isso não adiantámos trabalho. A professora combinou connosco que nos ia dispensar na aula seguinte, para fazermos a pesquisa bibliográfica, na biblioteca do Barreiro . Em relação às cartas, ainda não enviámos porque a Prof. propôs-nos que anexássemos uma declaração da escola como prova do nosso trabalho. É mais credível e o resultado pode ser favorável.Por isso, já temos tudo organizado, as cartas estão escritas, e também já contactámos com as entidades para obter informações. Na próxima aula enviaremos tudo junto e sem falta.


Cartas


De entre as 6 cartas/e-mails que enviámos para as respectivas entidades (Escola Superior de Medicina Alternativa; Instituto de Medicina Tradicional; Corpus Clinic; e três clínicas do Dr. Pedro Choy), a carta seguinte é um exemplo:




(imagem tirada do istockphoto)

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Conclusão das cartas

Aula nº13 (27/10/2008)

A aula de hoje foi dedicada à conclusão da escrita das cartas, a fim de contactarmos com as entidades que considerámos importantes para o nosso projecto.
Publicaremos as cartas no blogue, depois de corrigidas pela professora.
Outra das propostas para a aula de hoje foi o início da lista bibliográfica para o projecto. Esta fase será desenvolvida no decorrer da próxima semana na biblioteca do Barreiro.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Cartas para Contactos VS Plágio

Aula nº12 (23/10/2008)

Já estamos na altura de fazer os contactos com as entidades que considerámos importantes para o nosso projecto. Por isso, nesta aula escrevemos as cartas a fim de serem entregues o mais rápido possível para que possamos saber com o que contar, visto que já tomámos conhecimento que nos podem demorar a responder.
Começámos a aula por ler um texto denominado “Citação ou plágio?”, e a professora alertou-nos para o crime que é copiar textos de outros autores, ou seja, plagiar, e valorizou ainda as referências correctas às obras consultadas, salientando a importância dos direitos dos autores.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Relatórios individuais

Aula nº 10 (15/10/08) e nº 11 (20/10/08)

Estas aulas foram dedicadas principalmente à realização de um relatório individual, com a finalidade de “permitir que cada elemento do grupo tome consciência do processo de execução do projecto e da participação de cada um, assim como ajudar a reflectir sobre as dificuldades e até bloqueios do projecto favorecendo a sua superação, reformulação do projecto, promover a auto-avaliação e constituir elementos de avaliação para o professor.”
A professora preferiu que este relatório fosse manuscrito, tendo sido entregue no fim da última aula.
(imagem tirada do istockphoto)

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Apresentação de blogs à turma

Aula nº9 (13/10/08)

Nesta aula foi feito o ponto da situação, onde cada grupo apresentou à turma o seu blog e deu a conhecer um pouco do trabalho feito até aqui.


Os blogs da turma são os seguintes:

- http://umundiferente.blogspot.com (nosso)
-
http://www.autismo12c.blogspot.com
-
http://gp112cap.blogspot.com
-
http://triste-realidade.blogspot.com
-
http://exploradoresoncologia.blogspot.com


Vimos também a estrutura de uma carta de modo a que, partindo dela, consigamos escrever os e-mails/faxes de forma a contactar as entidades e instituições pretendidas.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Perdidos na Biblioteca

Aula nº8 (8/10/08)

Como o previsto, hoje concluímos o trabalho iniciado na aula anterior titulado “Perdidos na biblioteca” onde registámos as referências bibliográficas de cadapalavra-chave que podem vir a tornar-se necessárias para o nosso projecto.
Sendo assim, o que encontrámos foi:

- COLEMAN, Vernon; Controlo Natural da Dor; Resopal, 1989, pp. 73-79.
Palavras-chave:
medicina alternativa;
acupunctura;
homeopatia;
aromaterapia.

- Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, Academia das Ciências de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Braga, Verbo, 2.ºVolume.

As palavras-chave que utilizámos foram:
Medicina (p.2418);
E dentro da medicina encontrámos as seguintes palavras:
medicina convencionada (p.2418);
medicina naturista (p.2418);
medicina preventiva (p.2418);
medicinas paralelas (p.2418);
Dentro das medicinas paralelas (p.2418):
acupunctura;
massoterapia;
fitoterapia;
aromaterapia;
homeopatia.


- Enciclopédia luso-brasileira de cultura, Verbo, 1º volume.
Palavras-chave:
acupunctura:
terapêutica (p.371).


- Enciclopédia Luso-brasileira de cultura 10; Editorial Verbo; Lisboa; edição 10; p. 413.
Palavras-chave:
homeopatia.



- FERNANDES, Barahona; Egas Moniz, Pioneiro de descobrimentos Médicos, Amadora, Biblioteca breve, 1983, volume 70, p.83.

Aqui encontrámos uma possível questão problema para o nosso trabalho:
“O problema dos efeitos terapêuticos e alterações da personalidade”.


- Grande Dicionário de Cândido Figueiredo, livraria Bertrand, A-G.
Palavras-chave:
acupunctura (p.51);
acupressura (p.51);
agulha (p.91).

Hoje também iniciámos o levantamento das entidades a contactar. Na próxima aula, iremos começar a enviar cartas e e-mails para ver a disponibilidade das mesmas.

Início da actividade - Perdidos na Biblioteca

Aula nº7 (6/10/08)

Na aula de hoje, efectuamos uma pesquisa bibliográfica, na biblioteca da nossa escola, em que procurámos por palavras-chave, em livros e enciclopédias, algo que tivesse a ver com o nosso tema. Fomos apontando todas as referências bibliográficas que encontrámos acerca das medicinas alternativas para que futuramente possamos relê-las.

Esta actividade vai ser concluída na próxima aula.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Planeamento e Organização do Trabalho

Aula nº5 (29/09/08)

Esta aula foi essencialmente de discussão e de planificação dos temas propostos, com o intuito de concluir a aula anterior.

Começámos por registar as ideias que tivéramos, em resposta às questões da ficha suporte tendo em conta as actividades a realizar ao longo do ano, sobretudo no 1º Período.


(imagem tirada do istockphoto)

Selecção do problema

Conforme planeado temos então as nossas questões base que são as seguintes:

~ Quais as vantagens da medicina alternativa?

~ Será que é uma medicina que as pessoas estão a adoptar e sendo assim irá ter muita adesão num futuro próximo? Porque motivo as pessoas adoptam a medicina alternativa?

~ De que modo a Medicina Alternativa (homeoterapia, acupunctura, massoterapia e fitoterapia) pode ajudar ou mesmo substituir a medicina convencional?
~ O problema dos efeitos terapêuticos e alterações da personalidade.


Ao longo de todo o ano vamos respondendo, a par e passo, às questões apresentadas anteriormente, fazendo com que a população em estudo tenha um melhor conhecimento ao nível destas medicinas.

A nossa população em estudo são tanto as pessoas que frequentam as medicinas alternativas, de forma a sabermos várias informações (por exemplo, o porquê de ter recorrido a esta medicina, se teve sucesso, etc), como as pessoas que não frequentam ou que não conhecem.

Vamos, antes de isto, informarmo-nos de maneira a saber se estas medicinas alternativas são fiáveis e depois passar esta mensagem, apelando à sua adesão.


Escolha e formulação de problemas parcelares

Visto o enorme campo das medicinas alternativas tivemos de simplificar o estudo, optando por escolher apenas três áreas específicas. Sendo assim, escolhemos a homeopatia, a acupunctura e a massoterapia, pois foram aquelas que de entre muitas nos suscitaram maior interesse. Vamos investigar, pesquisar e analisar estes três subtemas, contando com apoio de técnicos especializados e pessoas entendidas no assunto.

Achamos que é um trabalho bastante interessante, pouco falado, e por isso temos grandes possibilidades de ter sucesso na divulgação deste tema. Esperamos alcançar as nossas expectativas no projecto, bem como contribuir para o bem-estar físico e psicológico da população.


Preparação e planeamento

Como planeamento do nosso projecto propomos uma pesquisa avançada sobre o nosso tema na biblioteca do Barreiro e na biblioteca Nacional de Lisboa e visitar clínicas ou mesmo universidades de medicina alternativa de modo a termos um contacto mais directo.

Nas universidades pretendemos, por exemplo, se for a de medicina saber o que pensam os doutores acerca das alternativas e registar a sua opinião. Comparando-a com a opinião dos que representam a medicina alternativa. Podemos até pedir a médicos homeopatas nossos conhecidos que se deixem entrevistar.



Colocámos também a hipótese de fazermos levantamentos à população através de inquéritos onde entrem perguntas como: já ouviu falar das medicinas alternativas?, conhece algumas?, acha que é uma medicina fiável?, etc.

Pensámos também em fazer entrevistas a médicos e utentes. E contamos com a colaboração de pessoas especializadas para nos ajudar nas possíveis palestras que vamos dar à comunidade escolar, como forma de os informar.

Como perspectivas futuras, gostaríamos de editar um livro ou folheto informativo como suporte final, que deixaríamos na biblioteca da escola, uma vez que esta não tem informação acerca do nosso tema.

Se tivermos tempo, achamos engraçado construir objectos terapêuticos como por exemplo orgasmotron (objecto para massajar a cabeça), objectos para massajar as costas, etc.

Assim como auxílio para a nossa organização, e antes de mais, iremos ter de efectuar uma grelha que contemple todas as tarefas a realizar por cada elemento do grupo (divisão de tarefas), bem como um calendário em que tenhamos agendadas as datas de cada actividade, e as datas de entrega dos relatórios e trabalhos.

Vamos fazer um levantamento de locais disponíveis a visitar e de profissionais especializados para nos ajudarem no nosso projecto, porque temos de começar a contactar com as pessoas para saber se estão disponíveis ou não.

Nas próximas aulas os materiais que iremos utilizar são a Internet, o computador e alguns livros para que possamos proceder à recolha da informação.

Escolha dos grupos e temas

Aula nº3 (22/09/08)


Esta foi uma aula um pouco mais dinâmica, pois procedemos à escolha dos grupos (os grupos foram ajustados de maneira a que se criasse um bom ambiente de trabalho), e seguidamente cada grupo fez uma pequena pesquisa sobre possíveis temas credíveis a tratar ao longo do ano.

Ficaram então formados 5 grupos:

- três grupos de seis elementos;

- um grupo de cinco elementos;

- um grupo de três elementos.

O nosso grupo é o de três elementos (Ana Marta Rosado, Andreia Grazina e Inês Temudo).

No final da aula já haviam grupos com várias propostas de trabalho que vão ser debatidas na próxima aula, uma vez que ainda nem todos os grupos chegaram a um tema em concreto.

Decisão dos temas

Aula nº4 (24/09/08)

Depois de algumas aulas de organização hoje, finalmente, ficaram decididos os temas a abordar por cada grupo:

- Medicinas Alternativas;

- Animais marinhos em vias de extinção;

- Pediatria Oncológica;

- Radioterapia no Barreiro;

- Autismo;

Depois de várias hipóteses propostas, o nosso grupo optou por trabalhar o tema ‘Medicinas Alternativas’.

De seguida, também tivemos que escolher subtemas dentro do tema principal devido à sua grandeza.

Então são eles:

- Homeoterapia;

- Acupuntura;

- Aromoterapia;

- Massoterapia (acupressura);

Após a escolha dos temas e sub-temas a turma divide-se pelos grupos de trabalho com a finalidade de reflectir e apresentar respostas às questões relativas à planificação do nosso projecto, com base numa ficha disponibilizada pela professora.

Esta ficha consiste, tendo em conta as perguntas base do nosso projecto e alguns dos objectivos a realizar no 1º período.

Dia da apresentação

Aula nº1 e nº2 (15/09/08 – 17/09/08)

Somos alunas que acabámos de concluir o 11º ano, e já aqui era certo e sabido que uma das novas disciplinas na palete do 12º, seria área projecto. No âmbito da mesma sabíamos que teríamos de desenvolver um trabalho ao longo de todo o ano, sempre em torno do mesmo tema. Não poderia ser portanto monótono, e teria de ser algo que nos suscitasse algum interesse.
Começámos então as aulas de Área Projecto e foi-nos proposta a criação deste blog, que irá servir como um diário de bordo, onde informamos como está a decorrer o trabalho.

Bem, as primeiras aulas foram essencialmente de apresentação, quer da professora e dos alunos, quer da disciplina.

Em primeiro lugar foram feitas as abordagens gerais à disciplina de Área Projecto, entre elas:

-> Em que consiste a disciplina e quais as suas finalidades? :

A disciplina visa a realização de projectos consistentes por parte dos estudantes, e tem como fim desenvolver nestes uma visão integradora do saber, promover a sua orientação escolar e profissional e facilitar a sua aproximação ao mundo do trabalho;

-> O tipo de tema que deveríamos escolher:

Algo relacionado com a nossa disciplina facultativa – Biologia;

-> O prazo que teríamos para a escolha do tema:

Duas semanas;

-> A constituição pretendida para os grupos de trabalho:

De preferência de 4 a 5 elementos que tenham à partida um bom ambiente de trabalho;

Assim sendo iremos ter de conceber, realizar e avaliar um projecto, através da articulação de diversas áreas curriculares, em torno de problemas ou temas de pesquisa, de acordo com as nossas necessidades e interesses.

Depois de tomarmos conhecimento de tudo isto, vamos começar a formar os grupos e a escolher os respectivos temas.